Destaques Mundo

Tsakalotos é nomeado novo ministro das Finanças da Grécia

Tsakalotos é o novo ministro das finanças da Grécia/Foto: Getty Images
Redação
Escrito por Redação

O coordenador da equipe grega nas negociações com os credores, e até hoje, segunda-feira, vice-ministro das Relações Exteriores, Euclidis Tsakalotos, foi nomeado para substituir Yanis Varoufakis à frente do Ministério das Finanças, informou a presidência da República.
Tsakalotos, que jurará o cargo nesta tarde, estava à frente da negociação em Bruxelas desde abril, quando o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, retirou Varoufakis da primeira linha como consequência das fortes críticas suscitadas entre seus parceiros europeus.

Embora Tsakalotos não tenha se caracterizado por querer estar no centro da atenção, ao contrário de Varoufakis, sua nomeação pode ter agradado alguns parceiros europeus, pois ele mesmo se considera um representante da corrente esquerdista dentro do Syriza.

No entanto, é precisamente este fato que poderia facilitar que, caso se chegue a um acordo, Tsakalotos seja o mais indicado para comunicar as inevitáveis concessões aos deputados mais radicais.
Curso de economia

Nascido em 1960 na Holanda, Tsakalotos compartilha com outros membros do governo esquerdista grego uma biografia feita no exterior.

O agora ministro das Finanças foi criado no Reino Unido, onde estudou Ciências Políticas e Empresariais na Universidade de Oxford e na Universidade de Sussex. Durante quatro ano foi docente na Universidade de Kent.

Tsakalotos apenas chegou à Grécia em 1993, e da mesma forma que Varoufakis, é autor de uma série de livros.

O até agora vice-ministro das Relações Exteriores, responsável das relações econômicas internacionais, Tsakalotos é membro do comitê central do Syriza desde 2004.(EFE)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.