Amazonas Destaques Educação

UEA lança o ‘Pre-Calouro’ visando alcançar 80 mil candidatos ao vestibular

Cerimônia de lançamento do "Pré-Calouro"/Foto: Valdo Leão
Redação
Escrito por Redação

Lançado hoje, segunda-feira (05), pela Universidade do Amazonas (UEA), o programa Pré-Calouro, com o objetivo de auxiliar estudantes do Ensino Médio na preparação para o exame Vestibular e o Sistema de Ingresso Seriado (SIS), realizados pela instituição, cuja expectativa, com esse curso preparatório, sejam atingidos cerca de 80 mil candidatos, com as aulas em vídeo exibidas na televisão, internet e através do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Com o Pré-Calouro, os alunos do Ensino Médio das redes pública e particular de educação terão acesso, por meio da internet e da TV Cultura, a aulas diárias de Língua Portuguesa, Literatura e Matemática. As aulas serão ministradas por professores do quadro de docentes da UEA. Segundo o reitor Cleinaldo Costa, o programa é uma maneira de democratizar a preparação para ingressar na instituição e um novo canal para facilitar o diálogo com a comunidade estudantil.

“Esse é um momento importante. Junto com a proposta do Pré-Calouro estamos estabelecendo um novo canal de diálogo com a juventude, sobretudo, para conhecer o perfil desses alunos que vão participar das atividades. O aluno pode acessar o conteúdo, interagir conosco por meio de mídias digitais e assistir as aulas ao vivo na televisão. Além disso, teremos a transmissão pela Seduc direcionada aos alunos do interior”, destacou o reitor da UEA.

Com a oferta de 4.605 vagas para a capital e interior em 2016, a UEA realiza as provas do vestibular e do SIS, provas seriadas que os alunos do ensino médio fazem ano a ano, no mês de novembro. As provas do SIS acontecerão no dia 13 de novembro e as do vestibular nos dias 14 e 15 de novembro.

Nesta primeira fase, as aulas do Pré-Calouro serão transmitidas até o dia 12 de novembro, véspera da aplicação das provas. De acordo com a Universidade, as aulas preparatórias retornam em fevereiro de 2016, permanecendo até a véspera dos exames de seleção da instituição do próximo ano. Para 2016, a meta é oferecer aulas nas demais disciplinas.

Para o secretário de Estado de Educação, Rossiele Soares da Silva, o preparatório ajudará os estudantes a prestar outros vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, a Seduc lançou o aplicativo Saber Mais, que reúne todo o conteúdo didático oferecido online, e planeja ampliar o uso de ferramentas tecnológicas com o lançamento de simulados de provas de vestibular pelo celular.

“É uma opção para o aluno, uma forma de comunicação mais direta. Os simulados e preparatórios são importantes porque virão em um formato diferenciado, ou seja, é interessante para o aluno treinar a compreensão das questões e o WhatsApp é uma ferramenta utilizada pelos mais jovens e que vai trazer um link maior com os alunos”, adiantou.

As aulas do Pré-Calouro têm 30 minutos de duração e serão transmitidas pelo canal do Youtube da UEA (Pré-calouro UEA) e, de segunda a sexta-feira, às 8h e às 18h, na TV Cultura, canal 2 na tevê aberta e 13 na NET, além das transmissões pelo Centro de Mídias. Aos sábados, haverá um aulão com o resumo de todo o material veiculado na semana. “Vamos focar muito na interação e, através do nosso novo portal da UEA, haverá um espaço para o pré-calouro tirar dúvidas e interagir”, frisou Cleinaldo Costa.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que contabiliza cerca de 49 mil alunos matriculados no Ensino Médio na rede estadual de ensino. As aulas estão sendo gravadas no Centro de Mídias da Seduc e também serão transmitidas para as três mil comunidades rurais atendidas por meio do Centro. Nessas comunidades, as aulas do Pré-Calouro serão transmitidas meia hora antes do início de cada turno de aulas regulares.

Conforme o reitor Cleinaldo Costa, o projeto está entre as ações do Governo voltadas para a promoção da educação de nível superior. “O Pré-Calouro privilegia as novas mídias e os recursos audiovisuais. Tudo é pensado para facilitar o aprendizado e permitir que ele seja efetivado seja em frente à TV, seja num smartphone, em qualquer horário do dia”, destacou.

O diferencial do projeto, segundo um dos coordenadores e professor de Língua Portuguesa no Amazonas, João Batista, é que o aluno terá acesso às aulas em todos os municípios do Estado por meio da internet. O conteúdo, que segue as diretrizes da Seduc para os exames de seleção da UEA, está sendo gravado com suporte do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual da UEA.

Reitor Cleinado Costa(UEA), e...

                                                             Reitor Cleinado Costa(UEA), e…

...e secretário Rossily Soares(SEDUC), dão oa detalhes do programa/Foto: Valdo Leão

       …e secretário Rossiely Soares(SEDUC), dão oa detalhes do programa/Foto: Valdo Leão

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.