Economia

Um Talk Show para discutir desafios e estratégias no PIM

Feira-Internacional-da-Amazônia
Redação
Escrito por Redação

Um talk show e três palestras integram seminário que irá discutir desafios, estratégias e estabelecer diretrizes para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Polo Industrial de Manaus (PIM). O evento – gratuito e com vagas limitadas – faz parte da Jornada de Seminários da oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), organizado pela SUFRAMA.

As inscrições podem ser feitas através do hotsite da FIAM (www.suframa.gov.br/fiam), clicando no banner “Jornada de Seminários”, localizado à direita da página.

O seminário sobre PD&I ocorre pela manhã no dia 19, no Comfort Hotel Manaus. A programação inicia com a palestra: “Contexto e cultura de inovação no Brasil: Como melhorar? O caso do CESAR e do Porto Digital”, que será ministrada pelo superintendente do C.E.S.A.R, Sergio Cavalcante e na qual será apresentada o caso do Porto Digital em Recife.

Na segunda palestra, intitulada “O Instituto de Computação da UFAM e o Ecossistema de PD&I de Manaus: Conquistas, Sinergias e Perspectivas”, o professor Altigran Silva, PhD do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) traçará um panorama do PD&I de Manaus.

Em seguida, na palestra “Desafios e estratégias para implantação de Centros de P&D privados no PIM, com foco na obtenção de recursos financeiros públicos para inovação”, a CEO da INVENTTA+BGI, Christimara Garcia, irá oferecer dicas estratégicas sobre a viabilização financeira de projetos de PD&I.

A programação será encerrada com um talk show, em formato de entrevista, que será conduzida pelo secretário de Inovação do Ministério Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza. Além dos palestrantes, participarão do debate: o diretor de P&D da Samsung Brasil, Fernando Arruda, e o coordenador-geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Adalberto Barbosa.

Promover o debate acerca dos entraves para a promoção da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas indústrias do PIM, e iniciar um planejamento de longo prazo para sustentação das políticas de inovação que privilegiem a atração e o desenvolvimento de centros de P&D, com foco no desenvolvimento científico e tecnológico na promoção da inovação e competitividade nas indústrias da Zona Franca de Manaus.

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.