Amazonas Cultura

Uma noite inteira de Bumbás no 59º Festival Folclórico do Amazonas

Garanhão, o último a se apresentar na Arena dos povos/Foto: Arquivo
Garanhão, o último a se apresentar na Arena dos povos/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

Uma grande novidade acontece na história do 59o Festival Folclórico do Amazonas, no próximo sábado (11), já que pela primeira vez, os Bumbás da categoria Master A Garanhão, Corre Campo e Brilhante se apresentarão em uma única noite, transformando a arena do Centro Cultural Povos da Amazônia em um verdadeiro encontro de tribos, lendas e rituais.
As apresentações acontecerão a partir das 20h, e a previsão é de que encerrem às 2h30 do domingo (12). O 59º Festival Folclórico do Amazonas é uma promoção do Governo do Amazonas / Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus / Manauscult.

“Esta é uma inovação para abrilhantar o Festival Folclórico do Amazonas, que está em um formato cada vez mais profissional. Prova disso é a participação do público, que vem lotando a arena do Centro Cultural Povos da Amazônia diariamente. Somente na abertura, 20 mil pessoas assistiram as apresentações”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.

Cada boi vai apresentar duas alegorias, que têm em média 20 metros de comprimento e 12 metros de altura. O bumbá que ficar em último colocado na disputa será rebaixado para a modalidade Bumbá Master B, que este ano teve o Bumbá Carinhoso como campeão. Com isso, o Carinhoso está automaticamente classificado para a categoria Master A, em 2016.

Bumbás

O atual campeão da catergoria Master A, o bumbá “Brilhante”, vai se apresentar com o tema “Encantarias Xamânicas”, onde vai mostrar os principais segredos dos rituais dos pajés das tribos do Amazonas. Ao todo, 620 brincantes mostrarão essas lendas, além do “Auto do Boi” e tradições indígenas.

Já o bumbá “Garanhão” vai transformar a arena do Centro Cultural Povos da Amazônia em uma verdadeira tribo, apresentando os costumes e tradições dos índios amazônicos. “Nossas alegorias e cenários transportarão o público para a mata e floresta, mostrando de maneira fiel a rotina dos verdadeiros donos desta terra”, afirmou o presidente do Garanhão, Ivo Morais.

O Corre Campo vai apresentar o tema “Divina Natureza” e levará 900 brincantes para a arena. A apresentação contará com duas alegorias, medindo em média 25 metros de  comprimento e 12 metros de altura.

 Ordem e horário das apresentações:

Corre Campo – 20h00 às 22h00

Brilhante – 22h15 à 00h15

Garanhão – 00h30 às 02h30

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.