Amazonas Cultura

Valorização indígena através de oficinas e teatro na ´Semana do Índio´

Atrações musicais e teatrais na Semana do Índio/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Para prestar justa homenagem à influência indígena nos costumes, conhecimentos e hábitos existentes em nossa sociedade, a Secretaria de Estado de Cultura do AM, preparou uma programação mais que especial e gratuita para a Semana do Índio, que tem sua data celebrada na semana do dia 19 de abril, por ser o dia em que, pela primeira vez, líderes indígenas das Américas participaram de um congresso internacional, para reivindicar direitos e, na mesma oportunidade, foi criado o Instituto Indigenista Interamericano.

“Ter uma semana dedicada a reconhecer a importância da cultura indígena para a construção da sociedade amazonense é fundamental para lembrarmos quem somos e de onde viemos e, mais do que isso, para ensinarmos nossas crianças a valorizar nossas raízes e a preservar essa riqueza cultural que nos foi dada”, declarou o governador do Amazonas, José Melo.

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Abrindo a programação, na segunda-feira (18), o Centro Cultural Povos da Amazônia, na Praça Francisco Pereira da Silva, no Distrito Industrial, oferecerá ao público uma oficina de arte indígena com Miguel Lana, indígena da tribo Arawak, um dos monitores do espaço, que ensinará a fazer cestas com o trançado típico de sua etnia, Dessana.

E, na terça-feira (19), Dia do Índio, o público poderá visitar a exposição “Lendas Indígenas” durante todo o dia. Pela parte da manhã, Miguel Lana ministrará uma oficina de pinturas corporais da etnia Dessana, explicando o significado de cada desenho e sua representatividade para eles. Além disso, serão exibidas duas produções cinematográficas brasileiras: no Cine Silvino Santos, localizado no Museu do Homem do Norte, e no Auditório Gabriel Gentil. As exibições acontecem pela manhã, com o longa-metragem “Tainá”, de Rosane Svartman e, pela tarde, o documentário “Cantos e Danças Indígenas”.

Centro Cultural Usina Chaminé

O Centro Cultural Usina Chaminé, localizado no Centro de Manaus, na Av. Lourenço Braga, também terá uma programação especial, voltada para o público infantil. No dia 19 de abril (terça-feira), além da visitação às exposições permanentes do espaço “Os sentidos da Amazônia”, “Infância Amazônica” e o Espaço Criança, os visitantes poderão também participar de atividades lúdicas. Pela manhã, será oferecida uma oficina de reciclagem, em que os participantes aprenderão a confeccionar um instrumento musical indígena utilizando materiais como garrafas pet. Também será apresentado um teatro de fantoche, com personagens indígenas, retratando o cotidiano amazônico, em que as crianças aprenderão, por meio de histórias divertidas, como são os hábitos e conhecimentos que influenciaram nosso modo de vida. Pela parte da tarde, os visitantes poderão aprender as brincadeiras infantis da etnia Tikuna e, às 15h00, será exibida a animação brasileira “Nossos índios, Nossas histórias”, de Carol Camanho e Jansen Raveira.

Durante a semana, é esperado, em média, um público de 1000 pessoas entre estudantes, pais e turistas. “Como parte da programação cultural do Estado do Amazonas, essa semana é dedicada à importante contribuição que os povos indígenas continuam dando ao nosso povo. É importante que as escolas se envolvam nessa programação e os pais incentivem seus filhos a conheceram mais da nossa cultura”, afirmou o secretário de cultura, Robério Braga.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.