Amazonas Política

Vereador busca em Congresso subsídios para melhorar mobilidade urbana

Vereador Rosivaldo Cordovil(PTN)/Foto: Tiago Correa
Vereador Rosivaldo Cordovil(PTN)/Foto: Tiago Correa
Redação
Escrito por Redação

Em busca de mais conhecimento, através de experiências positivas, em outras parte do país, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, o presidente da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (Comtvop), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), esteve reunido com diversos especialistas na área de trânsito e transporte, durante o 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, realizado em Santos (SP), no perído de 23 até ontem, quinta-feira (25).
Para Cordovil, a participação no Congresso foi positiva, pois no momento Manaus ainda busca o seu melhor caminho, quando o assunto é trânsito e transporte. “Estamos em discussão se o BRT é o melhor sistema. Temos outros modais que precisam ser analisados, por isso fui a Santos para saber o que os especialistas apontam para cidades como a nossa capital”, disse o vereador.

Com uma participação efetiva na maioria das mesas redondas, Cordovil fez questão de interagir com os palestrantes que abordaram questões relativas ao crescimento urbano desordenado e as consequências para o planejamento de um eficiente sistema de transporte, as experiências sobre a implantação de modais como o BRT e as discussões sobre a eficácia dos Planos de Mobilidades, exigidos pelo governo federal.

Outro tema, bastante discutido foi a utilização do espaço viário por ciclistas, por meio de ciclovias e ciclofaixas. Apesar da importância desses e de outros assuntos, o presidente da Comtvop se ateve mais a questão do transporte nas grandes cidades. “O Brasil tem uma das maiores frotas de ônibus do mundo, por isso, além da adequação no que diz respeito à eficiência, segurança e custo, os especialistas estão preocupados com a questão ambiental. Várias propostas de redução de emissão de poluentes foram apresentadas”, ressaltou. O vereador fez questão de dizer que fará um relatório que norteará algumas ações da comissão de transporte da Casa.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.