Saúde

Videoconferência sobre “Fatores de Risco para as Doenças Respiratórias”

Redação
Escrito por Redação

O Clube Neonatal, projeto lançado no ano passado por meio de parceria entre a área técnica de Saúde da Criança da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e o Núcleo de Telessaúde da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), realiza nesta quarta-feira (17), das 16h às 17h30, uma videoconferência sobre o tema “Fatores de Risco para as Doenças Respiratórias”. A atividade, que será realizada a partir do Polo de Telessaúde e Telemedicina – que fica na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA, na Cachoeirinha – tem como público-alvo profissionais de saúde do interior do Estado. “O Clube Neonatal integra as ações da política de redução da mortalidade infantil no Estado e tem o objetivo de contribuir para a capacitação e atualização de profissionais que atuam em hospitais e unidades básicas de saúde do interior do Amazonas”, explica o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

 
A finalidade principal do projeto é contribuir para que, cada vez mais, os bebês prematuros que apresentem intercorrências possam ter assistência no próprio município, sem precisar de remoção para Manaus. Quando a remoção for necessária, a assistência local mais qualificada permitirá que o bebê chegue em melhores condições para ser atendido nos serviços especializados da capital.

Por meio de videoconferências, o Clube Neonatal oferece uma programação de palestras e estudos de casos, abordando cuidados com recém-nascidos prematuros e de baixo peso. Toda a programação é coordenada pelo pediatra neonatologista, especialista em aleitamento materno e consultor técnico do Ministério da Saúde para a área de Saúde da Criança no Estado, Jefferson Pereira Guilherme, e pela pediatra nutróloga Silvana Gomes Benzecry, da UEA.

As videoconferências do projeto acontecem sempre às quartas-feiras. Os participantes podem fazer perguntas aos especialistas, através de um chat, utilizando o sistema da UEA.

Telepesc – A coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança da Susam, Katherine Benevides, explica que o Clube Neonatal também faz parte das atividades do Programa de Educação em Saúde da Criança (Telepesc).

O programa foi criado em 2011, para capacitar os profissionais do Amazonas que atuam nas equipes de Saúde da Família e nas unidades de assistência materno-infantil. Para a viabilização do TelePesc foi estabelecida uma parceria entre a Susam, a UEA e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), permitindo a difusão das atividades do programa na capital e nos 61 municípios do interior, por meio de teleconferências.

Nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), o Telespec promove duas videoconferências: a primeira sobre o tema: “Meio Ambiente e Sua Importância para a Saúde Infantil”, que será ministrada pela turismóloga, mestre em Meio Ambiente e professora da UEA, Kalina Ponte; e “O Uso Adequado da Caderneta de Saúde da Criança”, proferida pela Coordenadora de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Tânia Batista. As atividades acontecem no Polo de Telessaúde da UEA, a partir das 16h.

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.