Política

Visita de Ministro ao INPA será marcada por ato pela Democracia

Redação
Escrito por Redação

O ministro interino da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, estará em Manaus nesta sexta-feira, dia 17, para uma agenda de compromissos que inclui encontro com o Governador José Melo e uma visita discreta ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), no período da tarde.
Com receio de constranger o ministro interino, a direção do INPA determinou a retirada de faixas, cartazes e qualquer tipo de manifestação contra o presidente interino e contra a extinção do MCTI. Nem mesmo a visita do ministro foi divulgada aos servidores.

Por outro lado, servidores, pesquisadores e estudantes integrantes do Comitê INPA pela democracia, com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (SINDSEP-AM) aguardam a visita para pedir ao ministro interino o retorno do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ao qual o INPA é ligado. O Comitê pretende fazer um ato pacífico pedindo o fim da fusão do MCTI com o Ministério das Comunicações.

Nos seus mais de trinta anos, o Ministério da Ciência e Tecnologia tem sido um importante instrumento catalisador das ações de desenvolvimento científico e tecnológico no país. Mesmo em um cenário marcado por dificuldades de todo tipo, notadamente econômicas – que se refletem, por exemplo, em um quadro de descontinuidade de verbas e da crônica falta de pessoal – ao longo dos anos tais ações permitiram o fortalecimento de uma abrangente rede nacional de C&T.

Mesmo com muitas dificuldades, o MCTI atuou no processo de construção de ações e pesquisas desenvolvidas em diversos campos, por distintas instituições, entre elas o INPA, que permitiram ao país importantes avanços.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.