Curiosidades

Você sabe o que existe no tempero do miojo?

Redação
Escrito por Redação

O macarrão instantâneo, popularmente conhecido como miojo no Brasil, é um alimento da culinária japonesa.

Criado em 1958 por Momofuku Ando, ele consiste em um macarrão pré-cozido preparado com o acréscimo de água.

O preparo rápido ocorre devido ao pré-cozimento durante a fabricação.

O produto e seu tempero, porém, podem significar um problema à saúde caso sejam consumidos em excesso.

O macarrão basicamente é feito de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, fécula de mandioca, sal, ovo integral em pó, reguladores de acidez, carbonato de potássio e carbonato de sódio, vitaminas PP, B6, B2 e B1, estabilizantes tripolifosfato tetrassódico e fosfato de sódio monobásico, além de corante beta-caroteno.

Já o tempero possui caldo de carne, açúcar, batata em pó, cenoura em pó, salsa em flocos, realçadores de sabor glutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico e antiumectante dióxido de silício. Eles também podem conter traços de aipo, leite, camarão, peixe, mostarda e gergelim. Estes valores se referem ao Nissin Lámen Turma da Mônica.

A primeira parte do processo de fabricação é a criação da massa. A mistura da massa é feita até que cada partícula de farinha atinja todas as partículas de água.

Em seguida a massa é enrolada em folhas, descansando por 45 minutos, Esse processo permite que o glúten se desenvolva de maneira adequada, dando a textura final que se espera no produto.

As folhas de massa são cortadas em tiras, e o macarrão instantâneo começa a ganhar forma.

Ele é cortado novamente na máquina até que é embalado. O vídeo abaixo mostra mais detalhes do processo de fabricação:

O processo, porém, não é exatamente igual ao tradicional macarrão instantâneo. O miojo é frito antes de ser resfriado a fim de que o macarrão fique seco.

1276

Perigos para a saúde

Segundo pesquisas, o tempero pronto do macarrão instantâneo possui um volume de sódio 16% maior que o corpo humano deve consumir durante um dia. Em apenas um pacote de tempero a cota diária a uma pessoa é atingida.

Outro problema é o fato de o macarrão ser assado e depois frito, elevando sua gordura em calorias.

Em uma porção ele possui 420 calorias. Num macarrão convencional, 90 gramas significam 315 calorias.

Aqueles que sofrem de pressão alta devem ter ainda mais cuidado ao consumir tal produto. O miojo é rico em sal e gordura, o que pode fazer com que a pressão se eleve.

O glutamato monossódico, composto presente no macarrão instantâneo, é uma substância que pode causar reações diversas, como dores de cabeça, enxaquecas, náusea, sudorese e queimação no peito, principalmente em que possui predisposição.

O segredo para um consumo adequado do miojo é colocar verduras e legumes e substituir o tempero presente na embalagem.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.