Amazonas Política

VotoApp deve mudar forma de fazer pesquisa eleitoral em Manaus

VotoApp2
Redação
Escrito por Redação

O novo aplicativo VotoApp, desenvolvido especificamente para gerar pesquisas eleitorais e apoiar o eleitor na decisão do voto via Web, chega a Manaus e deve apresentar nos próximos dois dias uma pesquisa com resultados surpreendentes.

O idealizador do aplicativo “VotoApp”, José Teixeira e um grupo de especialistas em desenvolvimento de sistema, estatística e designer criaram o aplicativo que retira o entrevistador do processo e, segundo eles, gera pesquisas mais humanas, seguras e abrangentes.

O VotoApp foi criado com o objetivo de fornecer um jeito independente de realizar pesquisas eleitorais em que toma por base a eliminação de três fatores que podem falsear os dados: a “força induzida”, o “constrangimento comportamental”, a “falsificação de preferências”, que de acordo com Teixeira, podem gerar induções e menos credibilidade.

Nos termos da resolução TSE N 23.453, de 15 de dezembro de 2015, o usuário que acessar o aplicativo vai precisar responder um formulário socioeconômico e depois escolher entre os pré-candidatos, listados em ordem alfabéticas, com foto e nome do vereadores e prefeitos.

O usuário não é identificado e informações socioeconômicas só podem ser usados para a elaboração de pesquisa eleitoral. No geral, o tempo para responder o formulário e escolher o pré-candidato leva de 4 à 6 minutos.

Os dados os coletados são agregados até atingir uma amostra (com margem de erro de 2%, a 3% para mais ou para menos), que depende da região pesquisada, onde o método de coleta de dados podem minimizar as induções e as tentativas de beneficiar um determinado candidato. A publicação será realizada após registro no TRE, o processo total leva em média 15 dias. Após registro a pesquisa será publicada no seção resultado VotoApp.

VotoApp3

O VotoApp está disponível para Android e, em breve, para IOS, nas cidades de Manaus e Boa Vista, mas pretende até o início das eleições estar em produção no território nacional. Além das informações disponíveis pela própria pesquisa, o usuário também terá acesso ao link de outras pesquisas que estão publicadas no mesmo período. O VotoApp preserva o sigilo da intenção de voto e garante a segurança suficiente para que o pesquisado expresse sua verdadeira opção eleitoral.

Além da ampliação na veridicidade das respostas atribuídas pelos eleitores entrevistados, esta nova metodologia também possibilita uma redução nos custos da pesquisa de campo, uma vez que aceita o enxugamento do questionário e permite a agilidade dos pesquisadores.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.